Qual é o aço inoxidável mais seguro para panelas, recipientes para alimentos e talheres?
Compartilhe:
Qual é o aço inoxidável mais seguro para panelas, recipientes para alimentos e talheres?
O aço inoxidável é frequentemente recomendado como um material seguro para panelas e frigideiras não tóxicas, recipientes para alimentos, garrafas de água e talheres. Mas o aço inoxidável é sempre atóxico?
Este artigo mergulha profundamente no aço inoxidável para você aprender:
- Como as fórmulas de aço inoxidável variam
- O que procurar ao comprar as panelas e frigideiras de aço inoxidável não tóxicas mais seguras, recipientes para alimentos, garrafas de água, talheres e utensílios
- Como usar suas panelas de aço inoxidável, panelas, recipientes de comida e garrafas de água para minimizar a lixiviação de exposições tóxicas
Visão geral do aço inoxidável em produtos de cozinha
O aço inoxidável é um material popular nas cozinhas. É altamente durável, relativamente leve, bom condutor de calor, fácil de higienizar e é resistente à corrosão de ácidos encontrados em carnes, leite, frutas e vegetais.
Na cozinha, o aço inoxidável é frequentemente usado em:
- eletrodomésticos
- bancadas
- panelas: panelas e frigideiras
- louça
- talheres
- recipientes para alimentos e bebidas
- pias
- utensílios
Quando se trata de contato constante com alimentos, no entanto, você pode querer entender as nuances que um consumidor consciente pode perceber.
Panelas e frigideiras de aço inoxidável são frequentemente recomendadas como panelas não tóxicas. Então fiquei surpreso ao saber que não é necessariamente tão atóxico quanto eu pensava. Por exemplo, se houver arranhões no aço inoxidável, é mais provável que o cromo e o níquel vazem da panela de aço inoxidável para a comida. Cozinhar alimentos ácidos (como tomates) também promoverá a lixiviação.
Ajuda a entender que o aço contém ferro e um pouco de carbono. O ferro pode corroer e tornar-se ferrugem. Sabemos pelas panelas de ferro fundido que o ferro fundido deve ser bem “temperado” para proteger o ferro da umidade e do ar para evitar ferrugem. Com ferro fundido, conseguimos isso criando um revestimento/barreira à base de óleo.
O cromo e o níquel são dois metais mais resistentes à ferrugem e a outras formas de corrosão. Combinado com o ferro, o trio de metais é muito mais resistente à corrosão. Assim, cromo e níquel são adicionados ao aço inoxidável para tornar o produto final mais durável, confiável, funcional e bonito . No entanto, é melhor evitar a exposição ao níquel, pois o corpo não precisa dele e o acúmulo excessivo de níquel pode levar ao envenenamento por metais pesados ou a resultados menos extremos , como reações na pele.
Dicas ao comprar aço inoxidável
Ao comprar as panelas e recipientes de aço inoxidável não tóxicos mais seguros, lembre-se de que nem todo aço inoxidável é igual. Assim como com plásticos e muitas outras coisas (incluindo biscoitos de chocolate), existem inúmeras fórmulas (ou receitas) para criar aço inoxidável.
Portanto, quão seguros e não tóxicos são suas panelas de aço inoxidável e recipientes de alimentos serão influenciados por sua fórmula.
Diferentes “graus” de aço inoxidável
As fórmulas de aço inoxidável são categorizadas por graus que se enquadram nas séries 400, 300, 200, etc. A série, ou “grau”, representa a qualidade, durabilidade e resistência à temperatura do aço inoxidável.
Na maioria das vezes, você verá números na descrição do fabricante. Por exemplo, 18/8 e 18/10 são comumente usados para preparação de alimentos e utensílios de cozinha em aço inoxidável. Esses números representam a proporção de cromo e níquel (respectivamente) no produto. Por exemplo, o aço inoxidável 18/8 é composto por 18% de cromo e 8% de níquel. Enquanto o cromo e o níquel fornecem benefícios úteis (explicados novamente abaixo), o níquel apresenta riscos à saúde.
Série 300: Por exemplo, o aço inoxidável 304 tende a conter pelo menos 50% de ferro, que pode enferrujar. O cromo ajuda a proteger o ferro da oxidação (portanto, impedindo a ferrugem) ligando o oxigênio à superfície do produto. O níquel também ajuda a proteger o aço inoxidável da corrosão. Portanto, embora queiramos minimizar a contaminação de nossos alimentos com níquel, quanto maior o teor de níquel, mais resistente o aço inoxidável é à corrosão.
Série 400: 18/0 é o aço inoxidável mais saudável em termos de níquel. No entanto, é menos prático, pois sem níquel é provável que enferruje do que 18/8 ou 18/10. Também conhecido como Tipo 430, 18/0 faz parte da série 400 e, ao contrário do aço inoxidável da série 300, é magnético.
Série 200: Normalmente mais barato que o grau 304, o aço inoxidável da série 200 é frequentemente usado para criar recipientes para alimentos. Nesta série, o níquel tende a ser substituído pelo manganês. Embora seguros para alimentos, eles não são tão resistentes à corrosão e não são de alta qualidade como o grau 304.
Em resumo geral:
- comprar produtos de aço inoxidável cirúrgico 304 ou superior quando possível.
- evite o aço inoxidável da série 200 quando for prático.
- se o seu orçamento permitir, a série 400 é geralmente a mais segura, mas cara e terá maior probabilidade de enferrujar mais cedo.
Talheres de aço inoxidável
Talheres de aço inoxidável são frequentemente encontrados em 18/10, 18/8 e 18/0. Supõe-se que 18/10 é mais pesado em peso, mas geralmente não há diferença de peso. O níquel adicional em talheres 18/10 o torna um pouco mais resistente (o que significa que os dentes de um garfo são menos propensos a dobrar) e talvez mais brilhante.
Panelas de aço inoxidável
O aço inoxidável é um ótimo material não tóxico prático para panelas.
Como o aço inoxidável sozinho não fornece aquecimento ideal, as panelas e frigideiras de aço inoxidável geralmente são feitas de três camadas. Por exemplo, em uma frigideira de aço inoxidável, um núcleo de alumínio ou cobre (ou uma placa inferior de materiais condutores mais superiores) é frequentemente colocado entre duas camadas de aço inoxidável 18/10. Isso facilita a distribuição de calor mais uniforme pela panela. Nessas panelas, o alumínio não deve reagir ou entrar em contato com os alimentos. No entanto, arranhões no aço inoxidável podem aumentar a probabilidade de lixiviação de alumínio ou cobre nos alimentos.
Para ajudar a proteger contra arranhões, evite usar utensílios de metal. Uso utensílios de madeira.
Para aqueles que são sensíveis ao níquel, uma alternativa são as panelas de aço inoxidável que usam um revestimento de aço inoxidável 430 de grau extremamente alto. Novamente, o aço inoxidável 430 contém uma quantidade mínima de níquel, mas ainda contém cromo e é caro.
Para evitar níquel ou cromo, materiais alternativos de panelas para você avaliar são ferro fundido ou vidro.
Dicas ao usar aço inoxidável para alimentos e bebidas
Ao usar aço inoxidável para suas refeições, as dicas a seguir podem ajudá-lo a evitar a exposição ao níquel:
- Evite arranhar superfícies de aço inoxidável que tocam alimentos, como o interior de uma panela ou frigideira de aço inoxidável. Evitar utensílios de metal e usar utensílios de madeira pode ajudar.
- Lembre-se de que os alimentos ácidos são mais propensos a promover a lixiviação de exposições tóxicas de aço inoxidável (e ferro fundido). Para minimizar a lixiviação, considere o uso de vidro em vez de alimentos ácidos ou minimize o tempo que os elementos ácidos estão em contato com a área da superfície do aço inoxidável.
- Como a maioria dos restaurantes cozinha quase exclusivamente em aço inoxidável, evitar pedir pratos à base de tomate ou outros alimentos ácidos de restaurantes pode ajudar a reduzir sua exposição ao níquel.
- Evite o kombucha feito comercialmente, pois esta bebida ácida é normalmente fabricada em grandes cubas de aço inoxidável. Idealmente, é melhor preparar o kombucha em vidro ou cerâmica comprovadamente livre de toxinas. Armazene essas bebidas apenas em vidro também.
As dicas acima são apenas algumas ideias para estimular mais atenção sobre o que pode aumentar o teor de níquel em sua dieta.
Considerações finais
O aço inoxidável é um dos materiais mais comuns encontrados nas cozinhas hoje e é um excelente material não tóxico prático. Lembre-se disso:
- 18/8 e 18/10 são os tipos mais comuns de aço inoxidável usados em panelas. 18/10 contém mais níquel que 18/8. Embora isso aumente a probabilidade de que o níquel possa contaminar acidentalmente seus alimentos/bebidas, 18/10 terá maior probabilidade de evitar a corrosão.
- 18/0 é o aço inoxidável mais seguro em relação à exposição ao níquel. No entanto, é provável que corroa e seja mais caro.
- O aço inoxidável da série 200 é comumente usado em recipientes de alimentos. Embora isso não seja de alta qualidade como as séries 300 ou 400, é considerado de qualidade alimentar.
- Alimentos ácidos podem atrair mais níquel, então use vidro para alimentos ácidos ou minimize o tempo de contato de alimentos ácidos e aço inoxidável.
- Arranhões no aço inoxidável podem facilitar a lixiviação do níquel do aço inoxidável para alimentos ou bebidas.