Polenta Cremosa | Saladas, Molhos e Acompanhamentos - X Receitas

Polenta Cremosa



1 Porções
Tempo: 50 min
Ingredientes:
  • Sal a gosto
  • 2 caldos de galinha
  • 2 xícaras de chá de fubá pré-cozido
  • 8 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de manteiga

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiramente, combine o fubá com 4 xícaras de água fria e mexa vigorosamente até que se dissolva completamente. Reserve essa mistura. Em seguida, aqueça em fogo médio 4 xícaras de água juntamente com a manteiga e o caldo de galinha, mexendo até obter uma mistura uniforme. Aguarde até que a mistura comece a ferver. Assim que isso acontecer, despeje o fubá dissolvido reservado na água fervente e mexa bem para incorporar todos os ingredientes. Durante o processo, prove e ajuste o sal de acordo com o seu paladar. Reduza o fogo para médio-baixo e cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo constantemente para evitar que grude no fundo da panela. Por fim, ainda quente, transfira a polenta para um refratário, uma forma ou pratos fundos. A consistência final será macia e perfeita para ser apreciada imediatamente.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Polenta Cremosa é uma iguaria de origem italiana que combina alimentos regionalmente produzidos para criar um alimento saboroso e versátil. É feita com milho, que é moído em farinha e então cozido, geralmente com água ou leite. O resultado é uma massa cremosa, consistente, que pode ser servida com diversos molhos e temperos.

O milho moído é a base da polenta, que é um cereal rico em minerais, vitaminas, fibras e carboidratos complexos. Estas substâncias são ótimas para manter o corpo saudável, pois fornecem energia ao longo do dia e ajudam na manutenção do equilíbrio dos níveis de açúcares no sangue.

Além disso, Polenta Cremosa também pode ter uma série de benefícios nutricionais, como um baixo teor de gordura, maior teor de fibras e até algumas proteínas. Como é feita a partir de alimentos integrais, possui também grandes quantidades de antioxidantes e minerais.

A Polenta Cremosa além de possuir inúmeras propriedades nutritivas, é também muito versátil. O acompanhamento mais tradicional é servido com carne ou molho, mas também pode ser servida com verduras, sopas, saladas ou outros molhos. Esta combinando de texturas e sabores tornam a Polenta Cremosa uma refeição ótima para qualquer ocasião.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Qual o substituto da manteiga?

Óleo de coco ou margarina.

Qual o substituto do caldo de galinha?

Caldo de legumes.

É possível armazenar a polenta para consumir mais tarde?

Sim, pode armazenar por até 3 dias.

Qual o tempo de cozimento aproximado da polenta?

15 minutos.

Posso adicionar temperos à polenta?

Sim, é possível adicionar à gosto.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Rubem Alves

Outras Saladas, Molhos e Acompanhamentos


Como Fazer Polenta Cremosa?

Tilápia Crocante

Suflê de queijo

Salada coleslaw

Publicidade

Mais Recentes


Mousse trufada