Sunomono | Saladas, Molhos e Acompanhamentos - X Receitas

Sunomono



5 Porções
Tempo: 32 min
Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de Sal
  • 2 Pepinos japonês grande
  • Molho:
  • 3 colheres de sopa de Açúcar
  • Gergelim branco e preto a gosto
  • 3 colheres de sopa de Vinagre de arroz

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiro, comece pela lavagem e higienização dos pepinos. Utilize um mandolim para fatiar os pepinos em fatias bem finas.
  • Em seguida, adicione duas colheres de sopa de sal às fatias de pepino e misture bem. Coloque as fatias em uma peneira e deixe descansar por cerca de 10 minutos para desidratar e permitir que a água escorra.
  • Após esse tempo, lave bem as fatias em água corrente para remover completamente o sal e esprema delicadamente com as mãos.
  • Para o molho, coloque o vinagre de arroz e o açúcar em uma panela e misture bem. Leve a mistura ao fogo baixo e mexa até que o açúcar derreta, sem deixar ferver. Reserve.
  • Em seguida, transfira as fatias de pepino desidratado para uma tigela e tempere com o molho já em temperatura ambiente ou frio.
  • Na hora de servir, finalize com o gergelim branco e preto a gosto.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Sunomono é um prato de origem japonesa que foi inicialmente popularizado no período de Heian (794-1185). Trata-se de uma sopa fría com base em vinagre, preparada com ingredientes como peixe ou frutos do mar, algas e vegetais, como nabos, cenoura e pepino, servida como acompanhamento principalmente nas refeições de sushi.

Esse prato, o Sunomono, é rico em nutrientes por conter elementos saudáveis, e os principais deles são os antioxidantes, os minerais e vitaminas que são encontrados nos vegetais e frutos do mar.

O vinagre usado é um elemento essencial para a preparação do Sunomono, e seu uso resulta em alto valor nutritivo para o prato. O vinagre ajuda a regular o sistema digestivo e desintoxicar o organismo, enquanto também é rico em sais minerais como cálcio, ferro e magnésio.

Além disso, o uso de algas nesta receita, como o Wakame, também contribui para o seu alto valor nutricional. As algas contêm magnésio e cálcio, que são benéficos para a saúde óssea e muscular, além de ajudar a equilibrar os níveis de insulina no organismo.

Outros ingredientes, como as sementes e óleos usados, também fornecem nutrientes importantes para a saúde. Sementes como sésamo e gergelim possuem antioxidantes, vitaminas e minerais, além de ácidos graxos que ajudam na redução do colesterol ruim. O óleo de gergelim é rico em ácidos graxos e também em omega-3, que ajudam no funcionamento do cérebro.

Portanto, o Sunomono é uma excelente opção para quem deseja saborear uma comida deliciosa e nutritiva. Além de ser saudável, a receita também é uma forma simples e versátil para apreciar os deliciosos sabores da culinária japonesa.


Publicidade

Dicas Adicionais:

Posso substituir o mandolim para fatiar?

Sim, você pode usar um cortador de legumes.

O pepino desidratado precisa ser armazenado?

Sim, o pepino desidratado deve ser armazenado em um recipiente na geladeira.

Posso usar outro vinagre na receita?

Sim, você pode usar outros tipos de vinagre como vinagre balsâmico ou vinagre de maçã.

Como tempero o molho do Sunomono?

Você pode temperar o molho com algumas pimentas especiais, como jalapeños, a gosto.

Posso usar açúcar mascavo na receita?

Sim, você pode usar açúcar mascavo para substituir o açúcar refinado.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Rubem Alves

Outras Saladas, Molhos e Acompanhamentos


Como Fazer Sunomono?

Tilápia Crocante

Suflê de queijo

Salada coleslaw

Publicidade

Mais Recentes


Mousse trufada