Tender bolinha de Natal | Carnes - X Receitas

Tender bolinha de Natal



6 Porções
Tempo: 4 h
Ingredientes:
  • 1 colher(es) de café folha de alecrim
  • 1 1/2 colher(es) de café sal de cura 1
  • 1 colher(es) de café açúcar mascavo
  • 1 colher(es) de café pimenta do reino
  • 1 colher(es) de sopa sal fino
  • 1 unidade(s) patinho suíno

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Primeiramente, combine os componentes da marinada em uma vasilha e espalhe uniformemente sobre o tender.
  • Posteriormente, envolva a carne com filme PVC ou em um recipiente selável para alimentos, assegurando que esteja hermeticamente fechado para eliminar o ar.
  • Conservar na refrigeração por um período de quinze dias, lembrando-se de virar o tender a cada dois dias.
  • Findo o período de maturação, a carne estará impregnada com os sabores e conservantes, pronta para o processo de defumação.
  • Para embalar, amarre o tender de modo que possa ser suspenso ou insira-o em uma malha elástica específica para defumar.
  • Proceda com a defumação utilizando um defumador espiral e selecionando o tipo de serragem que preferir, mantendo por quatro horas.
  • Posteriormente, transfira o tender para um forno pré-aquecido, mantendo uma temperatura de 100 a 110 graus Celsius durante três horas.
  • Alternativamente, a defumação pode ser realizada em churrasqueira convencional de tijolos.
  • Acenda o carvão e utilize o método de contagem de quinze segundos com a palma da mão para estimar a temperatura adequada.
  • Deixe o tender suspensa acima das brasas por um período de três horas.
  • Após concluir esse processo, o tender estará apto a ser degustado.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Tender bolinha de Natal é a receita perfeita para aproveitar os benefícios benéficos e a febre natalina ao mesmo tempo. Não só saudável, mas também cheio de sabor, é o prato perfeito para curtir a época mais feliz do ano.

Tradicionalmente feita com pato, você também pode optar pelo suíno, que é uma carne mais macia, cheia de nutrientes e extremamente saborosa, combinada com pimenta do reino, sal de cura, açúcar mascavo, alecrim e sal.

O equilíbrio entre os sabores fica surpreendente, já que o sabor salgado do sal contrasta com o doce do açúcar mascavo. Não só é uma excelente escolha de alimento saudável para quem busca saúde, mas também uma excelente escolha para aqueles que querem surpreender com a criatividade.

Então, se estiver à procura de como surpreender a todos nessa época de Natal com um prato saudável e cheio de sabor, Tender bolinha de Natal é uma ótima escolha. Experimente a receita completa e delicie-se com esta delícia!


Publicidade

Dicas Adicionais:

Como a Tender bolinha de Natal deve ser armazenada?

A Tender bolinha de Natal deve ser armazenada em um recipiente hermético para alimentos, em temperatura ambiente. Se não for consumida ainda quente, ela pode ser congelada em um saco plástico selado por até uma semana.

Quais as opções de defumação para a Tender bolinha de Natal?

Existem duas opções para defumar a Tender bolinha de Natal: um defumador caracol com serragem de sua preferência por 4 horas e em seguida leve ao forno por 3 horas a 100-110°C ou defumar na sua churrasqueira de alvenaria. Acenda o carvão contando 15 segundos de mão (técnica para saber mais ou menos a temperatura) e deixe pendurada por 3 horas.

Existe alguma sugestão para servir a Tender bolinha de Natal?

A Tender bolinha de Natal é excelente servida com um molho de framboesas, com arroz com passas, peras e abacaxi ou com um purê de batatas. Esta receita também pode combinar bem com alguns legumes cozidos como aspargos, couve-flor ou cenoura.

Qual o melhor acompanhamento para a Tender bolinha de Natal?

Uma salada de folhas verdes com algumas nozes e maçãs raladas combina muito bem com a Tender bolinha de Natal. Você também pode servir com um purê de batatas, um molho de framboesas ou com alguns legumes cozidos de sua preferência.

Existe alguma alternativa para o sal de cara 1?

Sim, você pode usar sal marinho grosso como alternativa ao sal de cara 1. Certifique-se de adicionar quantidades iguais de sal marinho grosso para obter o mesmo nível de sabor.

É possível adaptar a Tender bolinha de Natal para vegetarianos/veganos?

Sim, é possível preparar um bolinho de Natal vegetariano/vegano usando alguns legumes e especiarias saudáveis. Considere usar abobrinha, couve-flor, cenoura, beterraba, tofu defumado, sal marinho grosso, vinagre, açúcar mascavo, pimenta do reino, folhas de alecrim e outros temperos.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Rubem Alves
Publicidade

Mais Recentes