Manjar de coco | Doces e sobremesas - X Receitas

Manjar de coco



20 Porções
Tempo: 20 min
Ingredientes:
  • 8 colheres (sopa) açúcar
  • 100 gramas de coco ralado seco sem açúcar
  • 6 colheres (sopa) amido de milho
  • 1 vidro pequeno de leite de coco
  • 1 litro de leite

Publicidade

Modo de Preparo:
  • Inicialmente, combine em uma caçarola o leite integral, o açúcar cristal, o extrato de coco e o coco desidratado, homogeneizando os ingredientes.
  • Posteriormente, acenda o fogão em fogo médio e adicione à mistura o amido de milho previamente solubilizado em um copo de leite frio.
  • Constantemente, agite a composição para evitar grumos, prosseguindo até que a textura se torne mais espessa, e permaneça cozinhando por um minuto adicional.
  • Cuidadosamente, verta a mistura em um molde com desenhos, previamente preparado com um leve revestimento de óleo ou apenas umedecido com água.
  • Aguarde pacientemente até que a temperatura baixe e o doce esteja em condições de ser refrigerado.
  • Por fim, reserve na geladeira por um período mínimo de 120 minutos para assegurar a consistência desejada.
  • Sirva esta sobremesa refrescante acompanhada de uma calda doce de ameixas ou de morangos para realçar seu sabor.

Publicidade

Curiosidades Sobre a Receita

Manjar de coco é um doce típico dos países de língua portuguesa, elaborado com ingredientes simples e comuns na culinária brasileira. É tradicionalmente servido durante as festas de fim de ano, e é tão delicioso para a família reunida quanto para os anfitriões dos convidados.

Além disso, ele tem o benefício de conter leite e seus derivados, que são importantes fontes de cálcio, e o coco ralado, rico em nutrientes, que são responsáveis por conferir o sabor característico à iguaria.

Como o Manjar de coco é tão saboroso, por que não o preparar para o seu próximo evento para surpreender os convidados? Descubra aqui a receita completa para preparar o seu Manjar de Coco, e descubra outras deliciosas receitas para incrementar a sua ceia de Natal ou o cardápio das suas festas. Venha conferir a nossa receita de Manjar de Coco e dê um sabor especial à sua ceia de Natal!


Publicidade

Dicas Adicionais:

Posso servir o Manjar de Coco com outras caldas?

Sim! Além das caldas de ameixa e de morangos, você pode servir o Manjar de Coco com outras caldas de sua preferência, incluindo calda de frutas vermelhas, calda de chocolate ou calda de café.

Como armazenar o Manjar de Coco?

O Manjar de Coco deve ser armazenado na geladeira, em um recipiente limpo, hermético e arejado. Se bem armazenado, este doce dura em média 2 dias.

O Manjar de Coco é apto para diabéticos?

Sim, com algumas adaptações. Em vez de açúcar, use dois copos de adoçante tipo stévia. Além disso, evite usar o leite condensado.

Quais são as opções vegetarianas para o Manjar de Coco?

Você pode usar leite de coco em vez do leite comum. Se desejar, também pode acrescentar leite de amêndoas. A única restrição é que não exagere, pois isso pode deixar o sabor do Manjar de Coco muito suave.

Há alguma forma de servir o Manjar de Coco com uma refeição?

Sim, é possível servir o Manjar de Coco como sobremesa ou lanche. Decore o Manjar de Coco com frutas frescas e servir com um iogurte natural ou com sorvete de creme.

Existem alternativas para substituir o amodo de milho no Manjar de Coco?

Você também pode usar farinha de trigo, amido de arroz ou Maizena para engrossar o Manjar. Por outro lado, você também pode usar agar-agar ou gelatina para obter um resultado ainda mais consistente.




Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:
Rubem Alves

Outras Doces e sobremesas


Como Fazer Manjar de coco?

Publicidade

Mais Recentes